DICAS PARA COMBATER E PREVENIR A ACNE
Hoje o post é mais informativo, vim falar um pouquinho sobre a "acne." Alguém ai sofre com essa doença dermatológica? Então confira o post e veja as dicas para prevenir e combater a acne:

O que é?
A espinha ou acne são folículos pilosos da pele que ficam obstruídos por sebo e células mortas e que geram inflamação. A acne é uma das doenças dermatológicas mais comuns e que aparece com frequência em adolescentes. Cerca de 85% das pessoas com espinhas apresentam manifestações simples, aqueles cravos pequenos e comuns. As outras 15% tem acne inflamatória, com lesões mais aparentes, de intensidade variável e precisam de tratamentos mais específicos. Na grande maioria dos casos, cravos e espinhas desaparecem sozinhos por volta dos 20 anos de idade. Quando o quadro de acne persiste além dessa idade, deve-se procurar auxilio de um dermatologista para iniciar o tratamento correto, Visando a cura de cravos e espinhas, evitando o aparecimento de cicatrizes de acne permanentes.
Como acabar com os cravos e espinhas?
A avaliação médica é fundamental para que seja feito um diagnóstico correto e a prescrição adequada para cada tratamento, pode ser aplicados diretamente na pele como: pomadas, cremes, sabonetes específicos, peeling ou laser. O tratamento em alguns casos específicos, também podem incluir medicações feitas via oral usadas durante um tempo, sendo que o tratamento ideal varia de caso a caso, conforme o tipo de pele, tonalidade da pele, grau de acne e antecedentes pessoais (histórico de doenças e alergias). Um tratamento adequado combate, previne e protege a pele, evitando o ressecamento e a irritação. Os tratamentos podem ser aplicados diretamente na pele ou ministrados por via oral incluindo cuidados simples, como a esfoliação da pele.
Já ouviu falar na classificação da acne? Veja a baixo e saiba como identificar o grau da sua acne:
Classificação da Acne
Acne grau I: comedões (cravos)
Acne grau II: cravos, espinhas e pequenas áreas com pus
Acne grau III: lesões acima, nódulos infectados ou não;
Acne grau IV: todas as lesões acima, localizadas também nas costas e ombros além da face.
Prevenções e Cuidados
Para quem já possui algum tipo de acne ou não, há alguns cuidados que podem ser tomados para que o quadro seja amenizado ou que previna:
Procedimentos Estéticos: Caso tiver com aquelas espinhas amareladas, evite fazer procedimentos estéticos! Não faça limpeza de pele, pois nessa situação a infecção pode piorar e o tratamento estético, em vez de ajudar, vai comprometer a saúde cutânea. Espere tua pele se recuperar, se for o caso, procure um dermatologista e faça um tratamento e aí sim poderá realizar os tratamentos que quiser, incluindo a limpeza na pele.
Faça a higiene adequada da pele: Lave o rosto diariamente, pelo menos duas vezes ao dia. Use produtos específicos para seu tipo de pele. Evite excessos de maquiagem, e sempre retire antes de dormir.
Use protetor solar: Essa dica vale para todos! Caso estiver fazendo tratamento contra acne, use protetor solar e evite muita exposição ao sol. Não usando corretamente o protetor solar, as espinhas podem se tornar manchas que são difíceis de desaparecer.
Evite espremer espinhas: Além de deixar lesões e marcas na pele, você pode acabar contaminando e piorando a acne com bactérias.
Receitas Caseiras: Nem sempre elas dão certo com todos os tipos de pele e podem causar alergia e irá deixar sua pele ainda pior. Então tomem muito cuidado com o que passam no rosto.
Alimentação: Evite o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar e prefira a ingestão de frutas, legumes e beba cerca de 2 litros de água por dia.
Caso você tiver espinhas em grande quantidade, é melhor procurar um dermatologista. Você pode estar com uma alteração hormonal mais grave e precisará de um tratamento.
Optei em fazer o post sem imagens; pois algumas infeções de grau lll e lV são bem feias. Só queria mesmo falar um pouco sobre essa doença dermatológica e passar alguns cuidados para prevenir.
E pra encerrar, confira mais algumas dicas:
1. Nada de ficar com as mãos no rosto: Como todos já sabem nossas mãos estão sempre cheias de bactérias. E para que elas fiquem se proliferando em seu rosto, evite ficar passando a mãe no rosto toda hora, ou ficar com as mãos apoiadas nele.
2. Não lave o rosto com as mãos sujas: Falando novamente de mãos, antes de lavar o rosto, lave-as primeiro. Se não ao invés de limpar o rosto, só vai espalhar mais sujeira.
3. Não seque o rosto com a toalha do banheiro: Sabe aquela toalha que fica no banheiro para todo mundo secar as mãos? Em hipótese alguma seque o rosto com ela. Imagine quantas vezes ela já foi usada, uma outra opção é usar toalha de papel .
4. Lave os pincéis de maquiagem: Essa dica é para as meninas que adoram se maquiar, lave seus pincéis com frequência, eles costumam acumular muita sujeira.